Notificações do meu celular estavam roubando meus sonhos

Você possivelmente está dormindo com o inimigo e não se deu conta.

Tempo que você vai levar pra ler: 4 minutos

Hoje quero trazer em pauta um problema invisível, mas muito sério! O efeito causado em nós, pelas notificações do nosso celular.

Inclusive esse tema recebeu mais atenção ultimamente, por conta de um lançamento que trata sobre o tema no Netflix.

O ponto que eu queria levar a atenção de vocês, é para que façam uma auditoria no telefone de vocês, pra ver se vocês não se tornaram “orientados a notificação”, o que isso quer dizer?

Quer dizer que tal qual as experiências dos cientistas com animais, de condicionar o comportamento dos animais mediante ao soar de um sino, se você não está literalmente sendo o experimento do seu próprio telefone, ou melhor dizendo, dos seus apps.

Modo silencioso e notificações desabilitadas como o padrão

O primeiro ponto a verificar se de fato seu celular precisa ficar fora do modo silencioso, avalie se o mundo precisa ter essa urgência toda pra falar contigo, ou se você criou essa urgência toda a sua volta e condicionou tudo e todos a uma resposta imediata sua.

O segundo ponto é desabilitar notificações de apps que não tem porque estar te notificando.

Quando instalamos um novo app no telefone, nós vamos automaticamente dando concordo com tudo pra poder acessar o app, não é mesmo?

Ocorre que no meio dessas confirmações tem uma, que não está escrito dessa forma mas que quer dizer:

“Esse app (ou melhor, a empresa por trás dele) pode interromper seu dia a hora que ela quiser, para te dizer qualquer coisa que ela quiser e tentar com isso chamar sua atenção, para você deixar o que está fazendo e ir fazer o que eles querem que você faça.”

Parece extremo lendo assim, não é mesmo?

Mas infelizmente, é exatamente isso que você concorda, quando está recebendo:

Dia das mães tá chegando, promoções aqui no seu app do mercado livre, hein

E esses novos filtros do VSCO, você já viu?

iFood hoje 15% em estabelecimentos parceiros, mas só agora

E essas pessoas que talvez você conheça no facebook, você já viu?

Novo álbum daquele cantor que você nem se importa tanto, saiu aqui no Spotify, clica clica

E eu poderia continuar essa listagem, muito, mas muuuuuito mais, isso não é um centésimo do que você pode estar recebendo todos os dias.

É muito importante rever a relação com nosso celular

Gosto muito de uma palavra em inglês chamada awareness, quer dizer estar atento, ter consciência das coisas.

Seu celular é um pedaço de plástico e circuitos eletrônicos, mas com um detalhe, ele te conecta com o mundo o tempo todo a todo momento.

Ele pode estar te levando aonde você quer chegar, ou pode estar te levando aonde empresas por trás de apps querem que você vá.

Como configurar as notificações do celular

A cada notificação que você receber a partir de hoje, eu sugiro que você tome uma decisão sobre aquele app que notificou e ajuste as configurações de notificação dele.

No iPhone na opção Configurações > Notificações, você consegue fazer uma limpa, desligando um monte de notificações que não tem valor nenhum.

E mais ainda, é personalizável por aplicativo, essa é a configuração que uso no meu Whatsapp por exemplo:

Tela de configuração de notificações do WhatsApp no iPhone.

Elas fazem com que eu só veja o Whatsapp quando eu escolho momentos para abrir e responder, e eu faço isso apenas em alguns momentos do meu dia.

Tudo de uma vez, tudo numa tacada só, pois com a configuração acima, não tirará minha atenção com o barulho e não aparecerá na tela de bloqueio, me fazendo esbarrar nelas se eu for apenas ver a hora.

Detalhe importante: Aquela sessão de alertas ali, aquela opção “Lock screen (tela de bloqueio)” está desabilitada em praticamente todo meus apps.

Se você usar seu celular como despertador, fique atento a este tópico

Você e eu usamos nosso celular para ver a hora, certo? Mais ainda, usamos como nosso despertador pela manhã.

E não sei se você sabia, mas os primeiros minutos da sua manhã, muitas vezes definem como será seu dia.

Se ao desligar seu despertador, você é brindado com um monte de notificações, as vezes inclusive coisas que não te fazem bem, te acordando pela manhã, você tem grandes chances de estar tendo o dia boicotado pelo que está vendo logo cedo.

Entenda e use a central de notificações do seu telefone

O melhor lugar onde deixo notificações (de apps selecionados), é no que o iPhone chamam de Notifications Center (central de notificações).

Ali as notificações ficam todas empilhadas, bonitinhas pra que possam ser lidas de uma única vez, e não transformar seu dia em uma colcha de retalhos por conta das interrupções.

Considerações finais

Pra finalizar, se experimentar essas mudanças de hábitos que sugiro aqui, você vai sentir o quanto condicionado estava sendo sem perceber.

Vai se surpreender com o quanto de tempo mais você tem no seu dia, o quanto mais você consegue fazer as coisas que são realmente importante pra você.

Continuem firme e forte na corrida pelo sonho de vocês, que essas sugestões que trouxe hoje aqui possam fazer diferença na vida de vocês, tal qual fizeram na minha.

Se alguém puder orientar aqui na discussão como é feito a configuração das notificações em dispositivos Android, eu adoraria complementar essa publicação com essa informação.

Se você gostou dessa postagem, seria muito legal ouvir sua opinião a respeito nos comentários, que tal deixar uma afirmação nos comentários pro universo escutar que você vai mudar seus hábitos pra melhor?

5 2 votes
Avalie este artigo

Autor: Fernando Matos

Trabalho com engenharia de software, sou entusiasta de IA e tenho participação em algumas empresas. Sou co-fundador da Blimboo.com e fundador do Leverage Valley No passado ajudei co-fundar Pixele, Go Panda, Lince, LiderProfile, Tamanduá Fit e Krabo E escrevia para o @lumberjackslife

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
AMANDA CAROLINA TAMBARA
3 anos atrás

Concordo, totalmente. #desconectese hahahah Real.