A fantástica maneira de entender o que é sucesso

O que é importante pra você hoje, pode e será moldado pelas suas próximas experiências. Será que é possível definir o que é sucesso?

Trilhos que levam a caminhos diversos
Tempo que você vai levar pra ler: 4 minutos

Minhas descobertas me fizeram perceber, que o sucesso verossímil, caminha lado a lado ao propósito individual de cada um.

Eu me considero alguém que já passou bastante tempo tentando compreender o que nós somos, se nós viemos para o mundo ou se nós viemos do mundo, e o que de fato é aqui.

Como eu realmente dediquei e dedico tempo à isso, acontece comigo diversos momentos onde parece que eu cheguei em uma conclusão.

Pouco tempo depois, parece que eu estou só na beirada de um oceano que, quanto mais eu descubro, menos parece que eu sei.

Hoje tenho a percepção de que quando você se aprofunda em um assunto, você torna-se mais conhecedor daquele assunto, logo começa a entendê-lo em mais camadas, essas por sua vez apresentarão mais aspectos a serem considerados e vão exigir novas reflexões a respeito.

Criando em certos momentos, quase até uma angústia por não saber tudo, ao mesmo tempo que a graça é não saber tudo, pois do contrário tiraríamos a magia da descoberta.

Uma nova perspectiva para olhar o sucesso

Algo que realmente conseguiu até hoje responder um pouco as questões que iniciei esse artigo, foi uma frase que li sobre sucesso:

“Define success on your own terms, achieve it by your own rules, and build a life you’re proud to live.”

Anne Sweeney

Essa frase reforçou minhas convicções de que sucesso é na verdade, a coisa mais personalizada do mundo, pois a concepção do que é sucesso, muda de pessoa pra pessoa.

Logo, por essa característica, não poderiam ser escritas na pedra afirmações singulares do tipo: Sucesso é ….

Como é feito na maioria das vezes, por muita gente que não percebeu que o que ela descobriu sobre sucesso é, talvez, apenas a visão dela sobre sucesso, ou ainda às vezes, nem dela é.

Chegue em sua definição própria do que é sucesso pra você

Pois quem não pensa sobre isso, acaba tomando de exemplo o que outras pessoas dizem sobre sucesso, bem como copiando concepções de sucesso que um dia lhe foram apresentadas, nas mais diversas formas e ocasiões.

Apenas você será capaz de olhar pra dentro de si e descobrir o que é verdadeiramente importante pra você. Se precisar vasculhe toda a sua vida, desconstrua tudo se for o caso.

Ao ser apresentado à concepções de sucesso originadas nos ensinamentos que a sua família partilhou, os amigos falaram, ou o que é visto nas redes sociais, pode te gerar insights sobre o que você deveria considerar como prioridade pra você.

Mas ao mesmo tempo, caso você não esteja muito bem resolvido consigo mesmo, pode te colocar em posição de frustração.

Porque ao invés te gerar insights, pode te gerar um sentimento de comparação a algo que inclusive, às vezes nem é real.

A distorção do sucesso nas redes sociais

Uma comparação típica que é feita, é com a versão da vida das pessoas que passa por exaustiva curadoria, antes de ser exposta por elas mesmas, sob o melhor ângulo, luz e filtros nas redes sociais.

“Don’t let the internet rush you. No one is posting their failures.”

Wesley Snipes

Por que o sucesso muda de pessoa pra pessoa

Nunca a definição de sucesso de um indivíduo será igual a do outro, há sempre em maior ou menor escala, uma diferenciação.

Pois o sucesso tem alicerce na personalidade individual de cada um, nas experiências que tivemos durante a vida e que nos moldaram sem a gente nem perceber.

Por isso fica confuso e não conseguimos entender, por que algumas pessoas buscam certas coisas, enquanto outras querem coisas completamente diferentes.

Ou ainda, como alguém pode não querer certas coisas, que nós vemos como tão importantes?

Sucesso tem relação com o que é realmente importante

Note que nesse momento podemos ajustar a nossa percepção de que sucesso é, em outras palavras, estar envolto na atmosfera daquilo que tem maior importância pra nós.

E isso inclusive é dinâmico e vai mudando ao longo da nossa vida.

O que é importante hoje, pode e será moldado pelas nossas próximas experiências, gerando um reajuste natural das nossas prioridades, consequentemente do que é sucesso pra nós.

Quando temos clareza do que é sucesso (importante) pra nós, ficamos perplexos quando somos apresentados à alguém com uma definição de sucesso (prioridades) diferente da nossa.

No começo inclusive, por inocência, tentamos convencer aquela pessoa de que o alvo que ela busca estaria errado.

Por que pessoas acham que certas coisas não vão dar certo?

E nesse tocante ainda, mas agora sobre os sonhos que cada um de nós temos, passamos muitas vezes pela armadilha de pessoas dizendo “Ah, mas isso não vai dar certo!”.

Quando uma pessoa nos diz isso, ela está pegando a interpretação que ela tem das capacidades próprias dela e julgando que ELA não conseguiria fazer, logo — pra ela — claramente não vai dar certo.

Mas ao invés dela dizer “Eu não conseguiria fazer isso dar certo” ela geralmente diz “Isso não vai dar certo”, transferindo a limitação que ela enxerga de si, à nós.

E quando ocorre dessa pessoa que diz que algo não dará certo ter, por alguma razão, influência sobre nós, seja alguém que amamos ou mesmo alguém com autoridade pra falar em determinado assunto que estamos explorando, por vezes de fato não dará certo, mas não pelo motivo mais aparente.

Ou seja, não porque houve uma tentativa e não deu certo. Não dará certo, porque alguém fez um melhor trabalho em te convencer que você não conseguiria, o quê por sua vez, fez você nem tentar.

Usando nossa capacidade sobre-humana

Nós e só nós, é que sabemos da nossa verdadeira capacidade, como funciona o nosso mundo interior e o quanto pode chegar nossa força e dedicação em algo que de fato acreditamos com o coração.

O que é importante pra nós nos dá uma força e capacidade sobre-humana.

“Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.”

Jean Cocteau

Mesmo que o caminho for torto, cheio de intempéries e por vezes até solitário, seremos quase que catalisados por nossa própria definição de sucesso, que por sua vez, esta já moldou nossa capacidade e visão nessa altura do jogo.

Devemos dormir e acordar com a certeza de que o quer que coloquemos na nossa cabeça, por fazer absoluto sentido no nosso mundo interior, seremos capazes de fazer acontecer.

Porque viver nossa melhor vida de acordo com nossas próprias regras, provavelmente é, ainda que não possamos ver claramente, o porquê de cada um de nós estarmos aqui.

Se você gostou deste artigo, talvez você possa gostar desse meu outro artigo sobre Como fiz pra chegar na fórmula da felicidade . Ou também as 10 coisas que você precisa saber para empreender.

5 2 votes
Avalie este artigo

Autor: Fernando Matos

Trabalho com engenharia de software, sou entusiasta de IA e tenho participação em algumas empresas. Sou co-fundador da Blimboo.com e fundador do Leverage Valley No passado ajudei co-fundar Pixele, Go Panda, Lince, LiderProfile, Tamanduá Fit e Krabo E escrevia para o @lumberjackslife

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
AMANDA CAROLINA TAMBARA
2 anos atrás

Adorei! “Don’t rush.”
Sobre quântico: Abri os olhos (Sandy).