Uma década para acertar a minha direção

Quanto tempo leva para alcançar o tão almejado sucesso.

Tempo que você vai levar pra ler: 3 minutos

Acredito que o melhor início para este artigo, é lembrar algo já dito não por uma, mas sim dezenas de pessoas que nos inspiram todos os dias.

Nas palavras de Edward Israel Iskovitz foi:

Levei 20 anos para fazer sucesso da noite pro dia.

Edward Israel Iskovitz

Já Steve Jobs falando da Pixar, certa vez disse:

A Pixar é vista por muita gente como algo que teve sucesso da noite pro dia. Mas se você realmente olhar de perto, a maioria do que é tido como sucessos da noite pro dia, levou na verdade muito tempo.

Steve Jobs

O ano era 2011, eu estava para completar 21 anos, Julho e coincidentemente férias, mas não escolares, férias do primeiro e praticamente único emprego das 09h às 18h que tive na minha vida.

A cidade era Curitiba e por 1 ano consegui permanecer naquele emprego. Mas, nas primeiras “férias do trabalho” que tive na vida, eu já enxergava mais motivos para sair do que para ficar.

E ali, sem que eu notasse, formava-se na minha cabeça a minha primeira concepção de que eu me sentia capaz de construir um negócio, melhor do que aquele que eu estava trabalhando para.

Morando em Curitiba há praticamente 2 anos, decidi voltar para a cidade onde nasci levando o pouco que tinha e a ideia de que queria construir negócios que gerassem renda através de seus produtos.

No entanto acabei envolvido com algo que muitos devem se ver envolvidos em um contexto semelhante ao meu: a prestação de serviços.

Quando me dei conta já estava completamente envolvido há 3 anos, prestando serviços de todos os tipos para diversas pessoas físicas e jurídicas em alguns estados do Brasil.

Dos primeiros 3 anos em uma formação de sociedade somando a 3 outros anos em uma segunda formação. Todas dentro do mesmo modelo da prestação de serviços com sutis variações.

De sozinho no quarto para 20 e tantos funcionários e ocasionalmente envolto a pensamentos do tipo: “Queria encontrar um jeito de ter tempo para fazer produtos, as coisas que eu acredito.”

E em meio a prestação de serviços sem fim, eis que surge a oportunidade de trocar minha sociedade imersa na prestação de serviços para seguir na direção de produtos.

Soou como uma excelente ideia e funcionou muito bem para minha experiência e maturidade, mas também funcionou para entender a necessidade do equilíbrio entre capacidade/comprometimento dos envolvidos, participação societária e custo de oportunidade.

Foi onde percebi que era importante trabalhar com produto sim, como já tinha me dado conta em 2011, mas era importante saber o contexto onde se valia a pena trabalhar com produto e mais do que isso, aprender que quando há muitas oportunidades, abraçar todas elas simultaneamente pode se fatal.

Após 3 anos da minha terceira sociedade e um grupo com 4 produtos em operação , optei por deixar a sociedade sem levar nada, apenas o conhecimento, maturidade e experiência.

Para seguir trabalhando produto, mas dessa vez em um contexto mais adequado ao tipo de empenho que aplico, com o mindset extremamente atento para oportunidades onde primordialmente deveria haver o equilíbrio mais saudável do que hoje percebo como fundamental para sociedades.

Eu levei 10 anos para obter clareza completa do caminho que eu deveria seguir, as experiências do trajeto são parte fundamental do tão almejado sucesso, não existe sucesso sem tentativa e erro.

Fernando Matos

E este é o ano de 2020, quase uma década depois do meu primeiro ímpeto de que deveria ir para produto, este é o ano que me sinto mais preparado, trago comigo uma bagagem muito vasta de experiências, conhecimentos, habilidades e networking.

Este será um ano de muito trabalho para mim, mas finalmente chegou a hora de transformar o resultado de muitos erros e acertos em algo grande.

5 1 vote
Avalie este artigo

Autor: Fernando Matos

Trabalho com engenharia de software e tenho participação em algumas empresas. Sou fundador da Pixele e co-fundador do Krabo. No passado ajudei co-fundar o Mónaco, DriverCo, Go Panda, LiderProfile e Tamanduá Fit. Escrevo para o @lumberjackslife e sou advisor no Leverage Valley.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments